sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

G.C.E.

Pra encerrar (ou não) meu recesso de fim de ano, achei por bem colocoar aqui umas últimas palavras sobre o carnaval 2010.

Como vcs deveriam saber, eu não passei esse carnaval em Salvador, mas independente de onde eu tenha passado, ou venha a passar, o carnaval é um feriado enorme e portanto um período em que o G.C.E. precisa ser calculado com profunda cautela. Caso contrário, o aproveitamento do recesso pode ser seriamente prejudicado. Eu não calculei bem e tive problemas.
Para o Carná não dá mais, mas Semana Santa vem aí e São João também, por isso atenção aos conselhos do tio.

Pois bem, o GCE nada mais é do que o Gráfico de Capacidade Etílica. Uma representação gráfica da função matemática do cálculo da sua capacidade de beber em X vs o tempo hábil pra isso em Y.

A príncípio parece simples. Quanto mais tempo, mais bebida. Mas não é tão fácil assim, existem elementos que precisam ser analisados como:

Capacidade de regeneração do fígado;
Capacidade de assossiação com feijoadas, churrascos, acarajés e demais gordurosos via estômago;
Falta de sono e portanto falta de tempo pro organismo se recuperar;
Capacidade financeira pra ingerir bebidas de procedência razoável e;
Por fim, mas não menos importante: A chamada carne molhada, a capacidade acumulativa do álcool no corpo, muitos a desprezam, mas acreditem meus amigos ela fica. Cada dia um pouquinho.

Sem me alongar pelos cálculos matemáticos, vou direto pra a aplicação do gráfico em nossas vidas.

Quinta-feira - Carnaval começa (oficialmente); aquela euforia, We are the world of carnaval no coro, você todo proza se sentindo o picão da avenida (ou da praia, no meu caso), bebendo enlouquecidamente, feliz da vida porque começou a maior festa do planeta. GCE lá em cima em X e subindo.

Sexta-feira - Já é dia beber mesmo. O corpo já tá esperando, ainda por cima é carnaval: FERRO. Cana pra dentro. O gráfico tendendo a estabilizar, mas lá no alto.

Sábado - Dia internacional da putaria, da libertinagem, da xoxotagem e da começão de água sem limite. Paralelo a isso, à sua volta, bundas em rebolation, vales nights dados (ou tomados), vc naquela pegada de lobo mau, ainda barão. Não tem quem guente: CANA DURA, daquelas de sentar no canto da rua pra esperar a casa passar. O gráfico que estava estabilizado, começa a cair no meio da empreitada, mas como vc começou com ele em alta, e só vai perceber no outro dia.

Domingo - Dia chave para o cálculo do GCE. Seu progresso vai depender do que vc vai fazer hoje ao acordar.
Domingão sem precisar trabalhar no outro dia é senha pra comer água. Se você acorda com ressaca sim, mas toma um caldo de feijão e pra rebater mete uma gelada, se sente novo e panha quente. Cuidado. O que vc esqueceu foi de atentar pro seu GCE. Pelos meus cálculos ele está com metade da capacidade. Hoje tem que ser de leve, caso contrário, seu gráfico continua caindo e amanhã...

Segunda - Penúltimo dia. Se vc segurou no domingo, seu gráfico tá pelo meio o que sobra um pouquinho pra hoje e o resto todo pra amanhã no último dia, mas se vc carcou ontem, hoje tá em baixa e você (como eu) tá com o gráfico a zero em X. Sem conseguir olhar pra cerveja, ou mesmo pensar em gordura de churrasco. Feijão, nem pensar. Fudeu. Perdeu um dia de carnaval. Podia tentar tomar uma Smirnoff Ice, mas gastou quase o dinheiro todo ontem, então se inventar viadagem, vai ficar sem dinheiro amanhã o que é desesperador. Portanto. Geladeira obrigatória.

Terça - Acabou. É hoje. Dia de se arrombar de beber. GCE voltou ao nível mínimo de capacidade. É hora de estourá-lo. Dinheiro curto. Bufo-bufo, na garráfa de álcool, coquitel de fruta mole, nova schin latão e o caralho. O importante agora é não conseguir ir pro arrastão de Ivete amanhã, caso contrário vc vai beber água do mar e tomar bolinha azul e branco do colar do filho de Ghandy pra passar a sede e a dor de cabeça.

Quarta feira de cinzas, Quinta feira de cinzas, Sexta feira de cinzas, sábado feira de cinzas e Domingo que por passar Didi e Faustão já é de cinzas, o GCE fica indo e voltando louco, sem muita matemática. Relaxe e se deixe levar, não tem mais muito o que fazer.

Portanto é isso, meu carnaval foi assim, calculando mal meu GCE, com um apertinho de saudade dos becos escusos da av. sete, mas feliz da vida. Espero que vcs tenham terminado o carnaval com a mesma quantidade de dentes na boca com que começaram, mas com os belos sintomas de um alegre e feliz carnaval: Boca seca, garganta inflamada, dor nas articulações e uma bela e acolhedora virose.

Sem mais e desejando a todos um feliz ano novo, Subscrevo.

2 comentários:

Thaisa disse...

Como se calcula o GCE quando o carnaval começa quinta feira (11) e acaba na sexta feira (20)??hahahaa FELIZ ANO NOVO! ADORO ESSE BLOG!

Iris Vidal disse...

uauuuu haha