domingo, 5 de abril de 2009

A Páscoa se aproxima

Bom dia.
Acabei de ser acordado, (hoje é domingo) pelo trio da procissão de ramos. Pra quem não sabe, ou não é desse planeta, a procissão de ramos é uma manifestação católica que comemora a chegada de Jesus em Jerusalém e antecede a Páscoa.
A Páscoa, por sua vez, pra quem não sabe, ou não é desse planeta é aquela festa onde os coelhos botam ovos de chocolate, ou segundo a igreja católica, é o momento em que os religiosos lembram do martírio e morte de Cristo.
Para os católicos só existe uma outra festa tão importante quanto, o Natal, que pra quem não sabe ou ... representa o nascimento de Jesus, aquela festa onde as pessoas são obrigadas a comer e dar presentes.
Resumido pois as grandes celebrações católico-consumistas, vamos aos fatos.

A procissão de Ramos passou com um trio de bom porte, uma banda ruim e uns cantores desafinados que dóem, mas entre um Osana Ê e outro, rolava umas músiquinhas dançante claramente evangélicas.

Religião é um mercado como qualquer outro e o que eu vejo agora, é uma tendência a homogeneização das religiões, o mundo globalizado faz com que todas as empresas passem a seguir apenas um formato de administração, o focado no cliente, quem não seguir perde dinheiro (fiéis) e isso ninguém quer. A igreja católica tem que correr atrás, afinal é ela quem atualmente perde mais em market-share (participação no mercado).

Claro que primeiro o vaticano vai ter que conter os escândalos de pedofilia envolvendo padres, tornar as missas menos chatas e (principalmente pra mim) fazer alguma coisa com a boçalidade desse papa e seus sapatinhos vermelhos prada feito sob encomenda.

Os evangélicos precisam também conter os escândalos de pedofilia, inventar um destino para a enxurrada de dinheito dado nos cultos e no dízimo, tirar os bispos da cadeia (pelo menos ninguém nunca ouviu falar de padre preso) e (principalmente pra mim) parar de ir na casa das pessoas e ficar gritando na Lapa que eles vão ser salvos e eu não.

Antes porém, como não podem resolver esses impasses e não podem ficar paradas, ambas lançam suas carrtas.
Do lado católico surgem padres galãs-cantores-atores como o Padre Fábio de Melo e o super star Padre Marcelo Rossi.
Os evangélicos contra-atacam com um Grammy latino , Aline Barros e um mercado musical cada vez mais rico e mais disputado.

Pra mim está muito claro, se não fosse o Vaticano e a noção de superioridade administrativa Evangélica, a Igreja Católica, as Igrejas Neo-Pentecostais e aqui na Bahia alguns terreiros iam se fundir em uma grande igreja onde os evangélicos iam fazer vistas grossas ao santos e todos os outros iam fazer vista grossa ao dinheiro sem nota e sem necessidade de explicação do destino dado a ele.

Do meu lado só fico preocupado em explicar a meu sobrinho que Coelho não faz ninho, não bota ovo, muito menos de chocolate. Vai ser difícil.

2 comentários:

Samy Vallo disse...

Religião é um treco estranho...O que era pra trazer paz só estressa...
Hoje fui acordada vá saber pq...Pq nem catolica nem religião eu tenho as 5 da manhã com procissão passando na rua e (q maravilha)parando em frente minha casa....Isso é mto legal....Se pelo menos as velhinhas soubessem cantar....

Laíse Almeida disse...

eu O D E I O o povo q fica pregando nos pontos de ônibus! e nao me importo de não ser salva por odiá-los e por outras coisas...
hehehe!

bjos!