segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O dois lados de uma história

Fim de semana passado, em um bate papo entre amigos, ouví um relato de um trecho extremamente emocionante da vida de alguém.
Independente do trecho, uma coisa me chamou a atenção.

Uma história, mesmos personagens, jeitos diferentes de contar.


De um lado um filho orgulhoso da mãe, do outro uma mãe envergonhada do filho.

A história vc já viu antes. Sérias dificuldades financeiras em algum ponto da vida. Viu, mas talvez não tenha sentido. Talvez não tenha visto um filho dormir com fome, talvez não tenha passado a noite em claro sabendo que o amanhã vai trazer outra noite.

Viu, mas não sentiu um brilho inabalável nos olhos desse filho que dormiu com fome, hoje, ao de um lado lembrar com memória de infância e do ountro olhar pra mãe, que a essa altura lembra com memória de adulto castigado.

Ao ouvir esse relato, não só eu, mas todos nós nos emocionamos, o que poderia por sí só se transformar num relato. Mas não é quanto a isso que me coloco aqui. Este é sobre o que me move, ou move qualquer um de vcs.

Eu nunca fui deslocado pelo que me inspira no momento. Nunca fui movido por um instinto imediatista de resoluções práticas de um concurso público. Talvez por isso ainda nade tão forte, mesmo a competição ja tendo começado a tanto tempo. O que me moveu e o que me move, não é o que os outros lados estã vendo hoje, mas como o isso de agora serviu pra construção do isso de amanhã.

Quero, preciso e vou olhar pro ontem de amanhã e ver com meus olhos de dureza, enquanto olhos de esperança vão pensar que também podem.

Pode parecer filosófico, mas é simples assim.

Sem mais, subscrevo.

Nenhum comentário: