quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sagrado

A globo foi direto no joelho. Sem pena. Sem dó.

A partir da semana que vem, a globo vai exibir uma série chamada sagrado. Representantes de várias religiões, vão falar sobre um tema durante a semana e no domingo todos estarão juntos, discutindo em alguma coisa entre um debate teológico e um culto ecumênico.

A gente pode ver esse novo programa por vários angulos, mas eu acho que esse foi o jeito mais inteligente, que a emissora conseguiu pensar, pra se defender da Record.

Pra mim, a idéia foi criada mais ou menos assim:

A Record é forte porque a religião que ela representa é forte. E rica pelo mesmo motivo. Como a gente faz então?

Informações:
  • Nos anos 70 os evangélicos eram cerca de 4 milhões. Hoje devem ser uns 30, nessa pegada, antes de 2050 os evangélicos já serão metade da população brasileira.
  • A gente sabe que o Brasil não é uma terra séria. Logo, a Igreja Universal que é isenta de impostos, mas não pode investir em nada que não seja de cunho religioso, vai continuar lavando o dinheiro das doações dos fiéis na Record.
  • No mundo dos negócios o que não cresce morre, fato.
Então a estratégia é a seguinte. A gente junta todas as outras "linhas espirituais" contra ela e força a parada desse crescimento. contendo o avanço da igreja a agente mina a fonte de renda da rede e pronto, ela is dead, ou capengando o que também serve.

É guerra religiosa só que com menos sangue (ainda bem).

A uns dias ví um adesivo no carro, de um crente chato aqui do meu prédio, que tinha uma passagem da bíblia com algo como: "Eu era cego e agora vejo". O o de vejo era substituído pelo simbolo da record. Uma tática de guerra interessante que estrapola o campo de batalha da televisão. A Record/Universal tem essa vantagem, pode se comuinicar direto no ouvido.

Eu não tenho nada contra religião de ninguém, ou as vezes tenho, mas esse não é o caso. O fato é que vcs sabem que eu sou chegado numa contenda e essa promete. De um lado o dinheiro infinito dos achacados colaboradores da Igreja universal, com seu restrito, mas forte contato pessoal e do outro o poder da audiência e por conseguinte de manipulação da Globo.

Eu de cá torcia pela MTV até ontem quando os ganhadores do VMB foram, Fresno NX0 e outras bandinhas pseudoemo aviadadas. Acho que no fim, só vai me sobrar mesmo um bom DVD.

Sem mais, subscrevo.

2 comentários:

Fabricio disse...

VElhinho, sempre resta o canal SEXYHOT. Pelo menos não tenta manipular nossas cabeças(De cima)...hehe

lilaemarcelo disse...

Pablo, já tinha visto isso tb, pois assisto todos os dias o telecurso. Achei tb muito inteligente da globo; não é a toa que eles são a potência que são!